quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

A relação da Diplomática com a Arquivística

A Diplomática nasce no século XVII com o objetivo de verificar a autenticidade de documentos eclesiásticos. Em 1681, na França, o monge beneditino Jean Mabillon, anuncia as primeiras técnicas e o método diplomático para repartir um documento e analisá-lo em suas partes. Durante os séculos seguintes, a Diplomática é incorporada às escolas de Direito, e aos cursos de História, auxiliando pesquisadores na identificação de fontes documentais. O final do século XIX assiste ao nascimento da Arquivística, uma nova disciplina cujo objeto também residia na principal fonte de um pesquisador: o documento. A Arquivística é então colocada em contato com a Diplomática nas principais escolas européias e a partir daí, estudos surgem para comprovar a importância da crítica diplomática para a organização do conhecimento arquivístico. 

A partir dessa síntese, damos início aos estudos sobre Diplomática no Blog...

A questão é: a Arquivística chegaria a ser criada, ou, para trazer as discussões para o contemporâneo, sobreviveria hoje sem a Diplomática? É o que estou tentando responder...dê sua opinião! Opine e construa um pouco de conhecimento!! Faz bem e não mata ninguém! rs!

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Início

Benvenuti!

Esse blog é para todos aqueles que querem discutir um pouco sobre Diplomática e Arquivística.
O objetivo é discutir as direções que a Diplomática tem tomado nos últimos séculos com os referenciais teóricos contemporâneos como os italianos Pratesi, Duranti, Carucci, e os franceses Tessier, Bautier, Delmas... não esquendo, é claro, os clássicos como Mabillon, Bresslau, Schiaparelli, Tassin e Toustain...

Gostaria de dar boas vindas a todos e dizer que meus textos estarão disponíveis em breve para download.