terça-feira, 8 de novembro de 2011

E você, confia na nuvem?


Esses dias me deparei com uma notícia na Folha muito interessante cuja manchete era a seguinte: “Bens digitais guardados na nuvem estão entrando em testamentos”. 

Na Inglaterra uma chef de cozinha, após sofrer um acidente, resolveu fazer um testamento e colocar nele toda a sua herança digital. Essa é só a deixa para que a matéria trate da questão do armazenamento de dados nas nuvens (clouds), serviço cada vez mais utilizado por nós, mortais. Como a notícia é “importada” são apresentadas as estatísticas sobre o que os ingleses consideram sua “herança digital”. Neste contexto, 30% dos britânicos entrevistados para o estudo da Universidade de Londres consideram sua herança digital os acervos de músicas, livros, filmes, fotos e documentos que têm guardados on-line, em servidores na rede; 11% dos entrevistados dizem que já colocaram ou planejam colocar em testamento os bens que armazenam apenas na nuvem e; 5% dos britânicos que possuem uma “herança digital” já definiram legalmente o destino dessa herança. 

Essa matéria é válida para chamar a atenção para uma prática cada vez mais comum entre as pessoas que utilizam a Internet, entendida, agora, como uma extensão da nossa casa, visto que podemos armazenar nossos “bens mais preciosos” como as músicas que compramos no iTunes ou os e-books da Amazon, “dentro” dela. 

Isso me fez refletir sobre algumas coisas, as quais compartilho com você, seguidor do blog: até que ponto as nuvens são seguras? Quais os benefícios em utilizar uma empresa de computação em nuvem, ou um site de armazenamento como o Google.doc? Quais os riscos para as pessoas físicas?

Jayson Kennedy, Lisa Snider e Luciana Duranti na apresentação Cloud Computing: The basics, benefits and risks apresentam, primeiramente seus benefícios e depois seus riscos, os quais reproduzo aqui - guardando as devidas relações desse armazenamento com uma pessoa física, ou seja, você que guarda seus e-mails, fotos, músicas e livros em sites de computação de nuvens.

Prós:
Redução de custos (não é necessário possuir um hardware/software; economia de energia;
Escalabilidade (você pode ter o que quiser e pagar apenas por aquilo que usar e pode rastrear o uso)
Confiabilidade (o documento está sempre lá quando você precisa, seja ele grande ou pequeno e disponível em qualquer lugar por meio de um browser)
Segurança (dados centralizados são mais fáceis de assegurar)
Contras:
A empresa de computação de nuvem pode falir, desaparecer ou ser vendida. Documentos podem desaparecer
A empresa de computação de nuvem pode perder os documentos e, às vezes não conseguir reavê-los.
Você deve confiar completamente no seu provedor.
Acessos não autorizados podem acontecer, como os hackers, por exemplo.
Documentos podem ser armazenados e movidos para qualquer lugar sem você saber.
Os documentos são devidamente preservados? Eles podem ser acessados? Há multiplas cópias em diferentes lugares, e qual é usada?

Dicas importantes:
Como tudo na vida, tem-se os prós e os contras. Ao contratar um serviço de armazenamento em nuvem, busque uma empresa que seja confiável, dentro das normas, compare provedores e políticas de revisão, leia o guia de seguro e o contrato de serviço. E mais importante: pese os prós e contras.

Tudo indica que os serviços de armazenamento irão ocupar um grande espaço na nossa vida daqui pra frente, tanto em nossas vidas pessoais, quanto em nossas vidas profissionais, sobretudo se você é um arquivista, um “guardião dos arquivos”. Enquanto tal, a pergunta que não quer calar é: como são organizados esses documentos? Bom...essa pergunta eu não poderei responder...deixo aberta aqui a discussão (espero que alguém que entenda melhor do assunto possa nos dar uma resposta).

Finalizo aqui dizendo que a oferta é tentadora e a ideia, fantástica. Não precisar mais dispor de um espaço físico para armazenar tudo aquilo que você consome e produz é algo que realmente pesa na sua decisão, ainda mais hoje, que o espaço está cada vez mais restrito. Sentimos-nos tentados e ao mesmo tempo receosos de fazê-lo, pois o problema do espaço, certamente a nuvem resolve, mas e a sua privacidade, está segura?

Você confiaria seus segredos mais íntimos, seus documentos mais secretos à nuvem?

 

Arrivederci!


Fontes:
 
KENNEDY Jayson; SNIDER, Lisa; DURANTI Luciana. Cloud Computing: The basics, benefits and risks, 2011.